Olá
querido leitor! O terceiro trabalho a
ser postado, é o trabalho do grupo formado pelos alunos Ana
Claudia Oliveira, Daniela Priscila Silva, Danielle Meira, Paulina Manhães e Sabrina
Milena Plácido. O tema do grupo foi a Educação na atualidade. Parabéns
ao grupo pela apresentação! Abaixo resumo e vídeos apresentado e nos enviado
pelo grupo.
EDUCAÇÃO
NA ATUALIDADE
A
escola é espaço de construção de saberes, de convivência e socialização. Os
jovens buscam, no sistema escolar, desenvolver suas habilidades, expandir
relações sociais, realizar e construir desejos, impulsos que colaboram na formatação
de identidades. Porém, como instituição socioeducativa, a escola vem sendo
questionada sobre seu papel ante as transformações econômicas, políticas,
sociais e culturais do mundo contemporâneo.
Acontecimentos do mundo atual afetam a
educação de várias maneiras:
·
Exigem novo tipo de trabalhador mais flexível
e polivalente;
·
Modificam os objetivos e as prioridades da
escola;
·
Produzem modificações nos interesses,
necessidades e valores escolares;
·
Forçam a escola a mudar suas práticas por
causa do avanço tecnológico dos meios de comunicação e introdução da
informática;
·
Induzem alterações na atitude do professor e
no trabalho docente.
Hoje não só mais a escola é o centro do
aprendizado
Na
atualidade, as pessoas aprendem na fábrica, na televisão, na rua, nos centros
de informação, nos vídeos, no computador, na internet, nas redes sociais,
ampliando cada vez mais os espaços de aprendizagem.
Nosso
sistema escolar é segmentado. Há uma trajetória para os ricos, que se inicia
nas escolas particulares de boa qualidade e termina na universidade pública.
Outra é a dos pobres, que se inicia na escola pública de má qualidade, e quando
bem sucedida, termina na faculdade particular.
As
reformas educacionais trouxeram muitas alterações para a vida dos professores,
bem como para sua formação, pois são muito exigidos, são desmotivados na
carreira, trabalham com condições precárias de material didático oferecido
pelas escolas e estrutura das mesmas e tem salário baixo.
Várias escolas públicas ainda hoje sofrem com a falta de
recursos financeiros e tanto as estruturas quanto materiais didáticos são
precários na grande maioria.
A violência é um conceito relativo, histórico e mutável.
Tem significaçdos de acordo com tempos, lugares, relações sociais e percepções
de cada indivíduo..
Outras definições da violência são : O não reconhecimento
do outro; A negação da dignidade do humana; Ausência de compaixão e
solidariedade; Poder centralizado, com a imposição de normas, sem participação
dos sujeitos envolvidos..
Fatores que contribuem para a violência escolar:
A escola estabelece normas que visam a organizar o seu
funcionamento, são formuladas e implementadas sem se considerar a palavra do
aluno e a participação dos pais e comunidade.
Escolas onde nem sempre as relações sociais são amistosas
e harmônicas e onde os alunos e professores não se unem em torno de objetivos
comuns. Ocorrendo agressividade e violências, que comprometem a qualidade do
ensino-aprendizagem.
Falta de diálogo dos adultos da escola com os jovens. Há
um desinteresse pela cultura, condições e vida dos jovens e é comum a escola
rotulá-los como sujeitos problema.
Tipos
de violência
Agressões Verbais:
As
agressões verbais são consideradas incivilidades, xingamentos, desrespeito,
ofensas, modos grosseiros de expressar discussões. Atinge altas proporções de
alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar.
O
Bullying é caracterizado por atos de violência física ou psicológica,
intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo, causando situações vexatórias
e humilhatórias para a vítima. O bullying no Brasil é traduzido como o ato de mexer,
bater, zombar, caçoar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos jocosos.
As
agressões verbais acontecem também com os professores tanto por parte dos
alunos quanto por parte dos pais, que tomam partido de seus filhos, e agridem o
professor, por motivos geralmente de notas ou descumprimento de regras da
escola.
Ameaças:
A ameaça ganha magnitude no espaço escolar,
gerando um clima de medo e de retraimento das vítimas. Os professores relatam,
em depoimentos, casos de ameaças que vão desde o mais banal até ameaças de
morte. Ameaças podem causar impactos negativos no aprendizado do aluno, e no
desempenho profissional dos professores.
Agressões Físicas.
Geralmente
as agressões físicas tendem a ocorrer entre alunos, mas não se pode
desconsiderar os conflitos que se dão entre alunos e adultos da escola,
particularmente no que se refere aos professores.
Discriminação Racial.
A
discriminação racial pode ser entendida como uma conduta ação ou omissão – que
separa e enfatiza as diferenças do outro com base na raça. A discriminação
deriva do preconceito que é um julgamento prévio e negativo, fundamentado em
estereótipos que impedem a reflexão sobre o mundo real.
Armas e drogas.
A
arma gera violências extremas, como ferimentos e mortes; e é um tipo de
violência em si mesma, contra um colega, um professor – através da intimidação
e medo, e contra a instituição escolar, que é violentada por uma linguagem que
exclui a comunicação, o diálogo, apelando para a imposição da força. As armas
mais comumente vistas são as armas brancas. E em alguns casos armas de fogo.
Em
relação às drogas, os alunos, em geral, consomem as consideradas mais leves,
principalmente a maconha. O consumo pode contribuir para o aumento no número de
furtos ou extorsão, por parte dos alunos viciados e quanto maior a frequência
do consumo de drogas, maior a tendência a transgredir as normas e envolver-se
com a violência.
Furtos: É um tipo de
ocorrência comum nas escolas. Geralmente furtam-se materiais escolares,
dinheiro e celulares, em alguns casos.
Violência Trans-Muros
Há escolas que são alvos de
depredações e assaltos, e submetidas a atuação de gangues e narcotraficantes. O
tráfico de drogas faz parte do cotidiano de certas escolas. O controle exercido
por esses grupos é tão grande, que a escola é forçada a se adaptar a fim de
proteger os alunos.
Inclusão
Social nas escolas
Entende-se
por inclusão escolar o aluno ser integrado e membro ativo de uma sala de aula.
Entretanto, não podemos pensar em inclusão sem pensar na questão estrutural da
escola para receber esse aluno, quando esta não está adaptada para recebê-lo acaba-se
desempenhando um papel ambíguo, em que acolhe e ao mesmo tempo expulsa este
aluno incluído.
O
projeto de inclusão quando está só no papel é muito bonito, porém na prática,
no cotidiano das escolas, essa política
educacional apresenta outras facetas. Falta estrutura adequada, falta preparo
do professor, pois assim, ao invés de incluir, o aluno se sente excluído.
É preciso buscar estratégias de superação dos
problemas, criando um ambiente em que alunos, professores, diretores, demais
funcionários e comunidade se sintam pertencentes ao universo escolar,
restabelecendo vínculos e relacionamentos positivos sem a perda de identidades.
Assista ao vídeo " Inclusão nas escolas o que você acha? " Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=R7d2QoVjETQ
Referências:
· BLAYA,
Catherine. Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO,
2002.
· ABRAMOVAY,
Miriam. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília : UNESCO,
Observatório de Violência, Ministério da Educação, 2005
· SPOSITO,
Marília pontes; GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Iniciativas públicas de
Redução da violência Escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p.
101/-138, março/ 2002
· LIBÂNEO,
José Carlos, et-al. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São
Paulo: Cortêz, 2012.
· MELLO. Guiomar
de. Social Democracia e Educação. São Paulo: Cortêz, 1993.
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