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sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aula prática de Fisiologia Vegetal - Transporte de substâncias pelo xilena

Bom dia pessoal,

Hoje irei postar nossa aula prática da professora Reisila Migliorini Mendes qual veremos o transporte de substâncias pelo xilena. Aula super interessante de realizar e com resultados maravilhosos, espero que gostem!

Introdução
A existência de plantas terrestres altas só se tornou possível quando as plantas adquiriram, no decorrer da evolução, um sistema vascular que permitiu um movimento rápido da água para a parte aérea onde ocorre a transpiração. As plantas terrestres sem um sistema vascular e com mais de 20 ou 30 cm de altura só poderiam existir num ambiente extremamente úmido, onde praticamente não ocorresse transpiração. Isto explica-se pelo fato do movimento da água por difusão de célula a célula ser demasiado lento para evitar a desidratação da parte aérea das plantas a transpirar. O xilema forma um sistema contínuo que, partindo do centro da raiz, atravessa o caule e atinge as folhas, estejam estas a centímetros ou a muitos metros do solo ,uma árvore, num dia quente de Verão pode mover cerca de 200 litros de água desde as raízes até à superfície evaporante das folhas a mais de 20 ou 30 metros de altura (KOZLOWSKI & PALLARDY, 1997).
Segundo a hipótese da tensão-coesão-adesão, o movimento ascendente da coluna de água está associado a três fenômenos distintos: transpiração, coesão e adesão no xilema e absorção radicular.
  • Transpiração e tensão: o vapor de água difunde-se dos espaços intercelulares da folha através dos estômatos para o exterior, causando uma tensão ao nível das folhas (pressão negativa que faz a água ascender). O vapor de água que sai dos espaços intracelulares é substituído por água de células do mesófilo que rodeiam esses espaços. O aumento da pressão osmótica no mesófilo faz com que a água dos vasos xilemáticos passe para as células do mesófilo, iniciando-se assim a subida da coluna de água.
  • Coesão e adesão no xilema: as moléculas de água são polares e tendem a ligar-se umas às outras por ligações de hidrogênio e mantém-se agrupadas entre si – coesão; as moléculas têm ainda a capacidade aderir a outras substâncias, como as paredes do xilema (lignina) – adesão; estas duas forças de coesão e adesão atuam em conjunto permitindo a formação de uma coluna de água contínua.
  • Absorção radicular: a ascensão da água no xilema cria um déficit de água ao nível da raiz forçando a entrada de mais água para a raiz e desta para o xilema por osmose.
Nesta hipótese o verdadeiro motor do movimento da coluna de água é a transpiração foliar e a tensão criada ao nível do mesófilo.

 Objetivo

·         Demonstrar o transporte de substâncias dentro da planta;
·         Verificar a participação do processo de transpiração no transporte de substâncias dentro da planta.

Material

·         Flores brancas
·         Corante alimentício
·         Béquer
·         Água

Procedimento

1.    Coloque a água no béquer e adicione corante de modo que a solução fique muito concentrada;
2.    Corte os caules das flores deixando-os com cerca de 10 cm e mergulhe-os imediatamente na solução;

3.    Deixe-os no líquido até que as pontas das flores comecem a adquirir a coloração utilizada. Quanto mais tempo ficar, mais coloridas as pétalas ficarão.

Fotos do início do experimento:

 





 Percebe-se que após alguns minutos após mergulhadas na solução colorida, a borda das pétalas já aparentam coloração diferente.




Fotos dos experimentos uma semana após a aula prática:
Lembrando que elas continuaram com os caules mergulhados na solução.









 Agora o mais bonito de todos ( na minha opinião e acho que vocês vão concordar!)

O que os olhos não veem, o microscópio mostra:

Corte do caule do copo de leite:








Corte do caule da rosa:






 Espata (tipo de bráctea ) do copo de leite:

 Corte de uma folha qualquer:



Espácide ( aquela parte amarela, é a estrutura onde as flores do copo de leite estão reunidas).









Curiosidade ( até porque eu também não sabia) o que realmente é a flor do Copo de leite( Zantedeschia aethiopica)!



Fotos: Viviane Botelho
Plano de aula prática: Profª Reisila Mendes

Um comentário:

  1. muito legal! para meu projeto fotográfico, pode ser muito útil saber disso! algumas imagens minhas, caso queira ver: http://bit.ly/flores_black_back_img

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