Conto com sua Ajuda!

Buscando melhorar o funcionamento do nosso blog, gostaria de contar com ajuda de vocês. Peço que deixem comentários nas postagens caso tenham algum problema para visualização ou download de fotos e arquivos,dessa forma fica mais fácil identificarmos e resolvermos o problema. Caso precisem de algum material ou tema específico e não encontraram em nosso blog, deixem a sua sugestão e tentaremos te ajudar da melhor forma e no menor tempo possível. Contamos com sua colaboração para ter nosso blog sempre atualizado e nos atualizando! Abraços!!!Viviane Botelho

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Filo Annelida

O Filo Annelida reúne os animais com estrutura corporal cilíndrica e segmentada, com evidentes anéis externos, também subdivididos internamente (verdadeira metamerização).

Esses invertebrados com simetria bilateral possuem três folhetos embrionários (triblásticos), e uma cavidade geral do organismo denominada de celoma. Na superfície externa de algumas espécies, na cutícula epidérmica, existem pequenos pelos (cerdas) que dão sustentação durante a locomoção, sendo a quantidade desses filamentos um critério utilizado na diferenciação dos organismos.

São animais exclusivamente de vida livre, com ampla distribuição geográfica, ocupando ecossistemas terrestres e aquáticos, de água doce ou salgada.

Exemplo de organismos: minhoca, um oligoqueto (poucas cerdas) com hábito terrestre; nereis, um poliqueto (várias cerdas) com hábito marinho; e sanguessuga, um hirudíneo (sem cerdas) encontrado em água doce. (Fonte: 
http://www.brasilescola.com/biologia/filo-annelida.htm)


O trabalho foi apresentado em sala por dois grupos, o primeiro que falou dos sistemas e características do filo, e apresentaram um modelo externo e interno de um representante do filo,sendo este grupo formado pelos alunos Danilo, Taynara, Ariana, Tullaci, Sheila e Daiane. O segundo grupo formado pelas alunas Ana Claudia, Daniele, Daniella, Sabrina, Paulina e Viviane falaram sobre as classes dos anelídeos, suas características e apresentaram um modelo externo de um representante para cada classe.

Para ter acesso ao slide apresentado pelo grupo 01, visitar o link:
Em breve disponível.


Para ter acesso ao slide apresentado pelo grupo 02, visitar o link:

Modelo didático grupo 01

Modelo didático grupo 02


Parabéns aos grupos pela apresentação e a professora Marina Nogueira pela oportunidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário