Conto com sua Ajuda!

Buscando melhorar o funcionamento do nosso blog, gostaria de contar com ajuda de vocês. Peço que deixem comentários nas postagens caso tenham algum problema para visualização ou download de fotos e arquivos,dessa forma fica mais fácil identificarmos e resolvermos o problema. Caso precisem de algum material ou tema específico e não encontraram em nosso blog, deixem a sua sugestão e tentaremos te ajudar da melhor forma e no menor tempo possível. Contamos com sua colaboração para ter nosso blog sempre atualizado e nos atualizando! Abraços!!!Viviane Botelho

terça-feira, 25 de junho de 2013

PABAEE - Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar

Olá pessoal! Fizemos um seminário em sala da disciplina de história da educação com a professora Romilda, e o resultado foi excelente! A cada apresentação era visível a dedicação, empenho e criatividade dos grupos ao abordar os temas a serem discutidos. Sendo assim sugeri que todos os grupos enviassem um resumo e o material que usaram para ilustrar seus trabalho.
 Então irei começar com o grupo da Ariana Chaves, Danilo Vasconcelos, Dayane Borges, Sheila Ester, Tulaci Natália. Assim que for recebendo os materiais dos outros grupos irei postando.

Parabéns a todos os grupos pelos trabalhos apresentados, estamos a cada dia superando os limites e nos mostrando graduandos preocupados com o aprender, absorver conhecimento, buscar, para compartilhar nossos conhecimentos com a sociedade.Abaixo o resumo e vídeo enviado pelo grupo.

PABAEE - Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar

O PABAEE foi o resultado de um acordo entre Brasil e Os Estados Unidos, com o objetivo de melhorar a educação brasileira a partir do aperfeiçoamento de professores da Escola Normal, enviando bolsistas brasileiros aos Estados Unidos para receberem cursos e da publicação de textos didáticos tanto para as escolas normais como para as elementares. A necessidade desse acordo partiu da situação vivida pelo ensino naquele período: altos índices de evasão e repetência, elevado número de professores leigos e utilização de material didático que não contribuía para o processo de escolarização. Como estratégia seria montado um centro piloto em Belo Horizonte, mas a implantação efetiva desse centro encontra resistências. Algumas delas vêm de setores nacionalistas associados a grupos de educadores católicos. Também são enfrentadas resistências de professores dentro do Instituto de Educação, mas isto não impede que o programa se instale e se estruture para atingir os objetivos propostos.

O acordo de assistência técnica para a realização do PABAEE integrou o Programa Ponto IV, do então presidente Harry Truman. Este programa foi a primeira proposta de assistência técnica dos EUA para países subdesenvolvidos, que conjugava a aprendizagem teórica seguida das aulas de demonstração prática, uma verdadeira reformulação das metodologias de ensino, assinado em 22 de junho de 1956 pelo Ministro da Educação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais (José Francisco Bias Fortes) e pelo Diretor da United States Operation Mission/Brasil - USOM/B (William E. Warne) e previa seu encerramento em 30 de julho de 1961. Acordos posteriores prorrogaram a duração desta assistência até 01 de agosto de 1964. Coube ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), órgão vinculado ao MEC, à execução do programa.
Assistam ao vídeo "A escola agora é Outra" , que aborda o assunto apresentado pelo grupo e se passa em uma escola do interior de Minas Gerais. Referencias 

Referencias:

Relatório do Programa de Assistência Brasileira Americana ao Ensino Elementar. Compostos e Impresso no Centro de Artes Gráficas do PABAEE no mês de novembro de 1964. BH/MG/Brasil. (Disponibilizado pelo Arquivo Publico de Mineiro).

 PAIVA, Edil Vasconcellos e PAIXÃO, Léa Pinheiro. O Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (Pabaee): a Volta dos Tempos de Francisco Campos e a Oposição dos Educadores Católicos.

 PAIVA, Edil Vasconcellos de e PAIXÃO, Léa Pinheiro. PABAEE (1956-1964): a americanização do ensino elementar? Niterói: EdUFF, 2002.

 ARROYO, Miguel. Na carona da burguesia : retalhos da história da democratização do ensino. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 3, p. 17-23, jun. 1986.

 Jornal Minas Gerais. Órgão Oficial dos Poderes do Estado. Belo Horizonte,  nº 138, p. 1-4, 22 de junho de 1956. (Disponibilizado pelo Museu Imprensa).

Disponível online em:


2 comentários:

  1. Os seminários apresentados foram excelentes. Sinto saudades do empenho, dedicação e empatia histórica desta turma!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também sentimos muitas saudades da sua! Abraços

    ResponderExcluir