Conto com sua Ajuda!

Buscando melhorar o funcionamento do nosso blog, gostaria de contar com ajuda de vocês. Peço que deixem comentários nas postagens caso tenham algum problema para visualização ou download de fotos e arquivos,dessa forma fica mais fácil identificarmos e resolvermos o problema. Caso precisem de algum material ou tema específico e não encontraram em nosso blog, deixem a sua sugestão e tentaremos te ajudar da melhor forma e no menor tempo possível. Contamos com sua colaboração para ter nosso blog sempre atualizado e nos atualizando! Abraços!!!Viviane Botelho

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Filme Quase Deuses - Dublado

Nossa professora Daisymara Marques, passou este filme em sala para podermos discutir sobre os métodos de pesquisa e também veremos que o filme aborda o racismo.Vale a pena assistir.




Sinopse e detalhes
Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Curiosidade: Filme parcialmente baseado no artigo jornalístico "Something the Lord Made", escrito por Katie McCabe e publicado no Washingtonian. - Feito para a TV americana.







quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Viagem fantástica ao Corpo Humano

A partir da alta tecnologia, uma viagem do nascimento até a morte de um huamano!Uma outra visão da vida e do corpo. Documentário apresentado em uma rede de tv aberta,apresentado e narrado pelo Dr. Drauzio Varella.Aqui podemos ver na prática o que aprendemos nas aulas de anatomia,citologia,etc.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

II Aula prática de Microbiologia - Visualização microscópica


Na nossa aula prática ministrada pela professora Marina Casteluber, visualizamos microscopicamente as placas preparadas na I aula prática e também outras placas da professora.
Usamos diversos tipos de corantes para corar as amostras.
Meio de cultura :




















Visualização de hifas de fungos:




Hifa ramificada - Corpo de frutificação
Hifa ramificada
Origem do nosso fungo:

Esporângio (lâmina preparada por Carine Silva)

Esporângio (lâmina preparada por Carine Silva)














I Aula prática de microbiologia - Bactérias e Fungos

Estas são as fotos das nossas aulas de fungos e bactérias. As aulas foram realizadas no laboratório de botânica da FHA, ministradas pelas professoras Natália Murta .

Preparação das placas:


  • Foi preparado o meio de cultura líquido,( mistura de água e ágar), que precisou ser aquecido para completar a mistura , uma vez que o ágar não se dissolve em água fria. Esta mistura contém todos os nutrientes necessários para o crescimento do microrganismo;

  •  As placas de petri foram embaladas com papel e fita especial ( aparece listras pretas após serem autoclavadas) e etiquetadas;

                               

  • A mistura tambem foi embalada com papel, lacrada com fita e etiquetada.



  • As embalagens fora autoclavadas e após preparado o meio.














Atlas Temático - Álgebra e Geometria em PDF

São mais de 100 páginas cheias de ilustrações e informações sobre álgebra e geometria, dentre elas exercícios com resultados.
Em formato PDF e idioma em espanhol.

Link para download:


Atlas Temático - Analises e Exercícios de Matemática em PDF

São 100 páginas cheias de ilustrações, informações e exercícios matemáticos.
Em formato PDF e idioma em espanhol.

Link para download:


Atlas Temático - Geologia em PDF

São 100 páginas cheias de ilustrações e informações sobre geologia, magnetismo, rochas, etc.
Em formato PDF e idioma em espanhol.

Link para download:


Atlas Temático - Física e Química na prática em PDF

São 100 páginas cheias de ilustrações e informações de física e química na prática.
Em formato PDF e idioma em espanhol.

Link para download:


Atlas Temático - Física em PDF

São 100 páginas cheias de ilustrações e informações sobre os fenômenos físicos.
Em formato PDF e idioma em espanhol.

Link para download:


Atlas Temático - Parasitologia em PDF

São 100 páginas cheias de ilustrações e informações sobre parasitas e outros assuntos ligados a parasitologia.
Em formato PDF e idioma em espanhol.


Link para download: