Conto com sua Ajuda!

Buscando melhorar o funcionamento do nosso blog, gostaria de contar com ajuda de vocês. Peço que deixem comentários nas postagens caso tenham algum problema para visualização ou download de fotos e arquivos,dessa forma fica mais fácil identificarmos e resolvermos o problema. Caso precisem de algum material ou tema específico e não encontraram em nosso blog, deixem a sua sugestão e tentaremos te ajudar da melhor forma e no menor tempo possível. Contamos com sua colaboração para ter nosso blog sempre atualizado e nos atualizando! Abraços!!!Viviane Botelho

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Regidos e mal pagos

" A Coroa portuguesa pôs a educação escolar sob o controle do Estado,mas os salários dos professores viviam atrasados..." (THAIS N. L.FONSECA/2011) 


Foleando um dos meus exemplares da  Revista história da BIBLIOTECA NACIONAL, na sua edição de Janeiro 2011, encontrei uma matéria muito interessante sobre o que temos discutido em sala na nossa disciplina de História da educação, a Companhia de Jesus, onde os jesuítas, "Os primeiros mestres" (1937), vinha alfabetizar e catequizar os nativos. Vale a pena ler!




quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nós que aqui estamos por vós esperamos


O filme brasileiro de 1999, sob a direção de Marcelo Masagão, retrata uma verdadeira volta ao
tempo, traz acontecimentos da história, economia e cultura do século XX.O filme é considerado
um documentário, como refere-se seu diretor um “filme-memória”, com imagens reais da época
e textos criados por Masagão. O título do filme vem do letreiro disposto em um cemitério
localizado na cidade de Paraibuna no interior do Estado de São Paulo, onde se lê a mesma
frase.
Indicado pela nossa professora Romilda Oliveira, que leciona a disciplina de História da
Educação, a oportunidade de ter “ uma aula de historia” como ela mesmo se referiu, com os
recursos oferecidos pelo século XXI.

Agora é só preparar a pipoca, e bom filme a todos!







Fórum Regional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas.O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia (CFBio/CRBios) realizará nos CRBios o Fórum Regional do Sistema CFBio/CRBios e coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas”. O Fórum do CRBio04 acontecerá no dia 02 de outubro, em Belo Horizonte. Na oportunidade, serão discutidos temas relacionados à formação do Biólogo e sua inserção no mercado de trabalho, especialmente o que se refere aos componentes curriculares das Ciências Biológicas e à carga horária, considerando os requisitos mínimos para o exercício profissional,conforme estabelecido na Resolução nº 300/2012 e Parecer CFBio nº 01/2010 - GT Revisão das Áreas de Atuação. O público-alvo são as Comissões de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAPs) do Sistema CFBio/CRBios e os Coordenadores dos Cursos de Ciências Biológicas. A participação dos Coordenadores dos Cursos de Ciências Biológicas será de grande importância para a melhoria da qualificação do Biólogo e o sucesso do evento.


Fonte:Fonte:http://www.crbio04.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1680:forumregional- do-sistema-cfbiocrbios-e-coordenadores-de-cursos-de-cienciasbiologicas& catid=34:eventos&Itemid=163

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Visualização microscópica de tecido epitelial de revestimento.

Em nossa aula prática de Histologia,observamos várias lâminas do tecido epitelial de revestimento de diversos orgãos. Onde foi possível diferenciar através da visualização microscópica, as diferentes características que cada tecido possui.Imagem microscópica com diferentes aumentos.

                  Lâmina 73 - Corte de tecido epitelial de revestimento da traquéia :
Tecido foi corado por hematoxilina e eosina. Tecido observado com cores em destaque em tons de rose e roxo que se dá devido ao corante usado.






 Lâmina 51 - Corte de tecido epitelial de revestimento de pele:
Tecido foi corado por hematoxilina e eosina (HE). Tecido observado com cor predominante em tons rosê, devido ao corante usado.



Lâmina 57 - Corte de tecido epitelial de revestimento do esôfago:
Tecido foi corado por hematoxilina e eosina (HE). Tecido observado com cor predominante em tons rosê, devido ao corante usado.



 Lâmina 68 - Corte de tecido epitelial de revestimento do pâncreas:
Tecido foi corado por hematoxilina crômica e floxina . Tecido observado com cores em destaque em tons de rose e roxo que se dá devido ao corante usado. 





Lâmina 78- Corte de tecido epitelial de revestimento do intestino:
Tecido foi corado por hematoxilina e eosina. Tecido observado com cores em destaque em tons de rose e roxo que se dá devido ao corante usado.




Lâmina 82 - Corte de tecido epitelial de revestimento do epidídimo:
Tecido foi corado por hematoxilina e eosina. Tecido observado com cores em destaque em tons de rose e roxo que se dá devido ao corante usado.




 Lâmina 57 - Corte de tecido epitelial de revestimento do esôfago:
Tecido foi corado por hematoxilina e eosina (HE). Tecido observado com cor predominante em tons rosê, devido ao corante usado.






Lâmina 66 - Corte de tecido epitelial de revestimento do submandibular:
Tecido foi corado por tricromico de gomori. Tecido observado com cores em destaque verde devido ao corante usado, podendo observar também tons de roxo.






                                           
                                          Fotos: Viviane Botelho

Dia da Árvore na Fundação Helena Antipoff - Setembro/2012

   




  Nos dia 20 e 21 de setembro de 2012, nós alunos do curso de Ciências Biológicas participamos do  o I Seminário Arborização e Recuperação de área degradada, em comemoração ao Dia Mundial da Árvore que foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos/SEMAS, da Prefeitura Municipal de Ibirité, em parceria com a Fundação Helena Antipoff .
  O Seminário tratou de temas importantes como arborização urbana, manejo integrado de árvores em redes, recuperação de área degradada, mutirão de reflorestamento e alternativas sustentáveis.
A abertura do evento foi realizada no auditório da Fundação Helena Antipoff, onde a Diretora de Educação Cleuza Glória de Fátima Amorim e a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira Léa Márcia Ferreira  mencionaram a importância da preservação do meio ambiente.
 O evento contou com a presença de Adauto Egídio Reis Netto, da Gerência de Gestão do Meio Ambiente, da Distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, que ministrou palestra sobre manejo integrado de árvores em rede. Houve também a palestra de Igor Maximiliano de Pompein Pessoa, que tratou de problemas relacionados à recuperação de áreas degradadas.
  O evento encerrou-se com as palavras do Secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos André Mattos, afirmando que “...este evento é uma forma de conscientizar sobre a importância do Dia Mundial da Árvore e sobre a necessidade de impedir o desmatamento no Brasil. Sendo este um passo importante para a implementação de projetos e programas no município, como a plantação de árvores”.
  Após as palestras, nós, alunos do 1º Período do curso de Ciências Biológicas participamos do plantio de 10 mudas de Ipê, nos jardim da Escola Sandoval. A turma foi dividida em 10 grupos e realizado o plantio, sendo os grupos responsáveis pelas mudas até a nossa formatura em 2015.

Divirtam-se com as fotos!





























                                           Fotos cedidas por: Daniela Lemos Ferreira